segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Leão e o Rato

História do Mês


Era uma vez um leão muito forte, que vivia na floresta como um grande rei. Todos os outros animais tinham medo ou respeito pelo senhor leão, que não suportava ser incomodado.
Um dia, o leão dormia tranqüilamente. Zzzzzz... Não é que um ratinho, para seu azar, saiu da toca e deu de caras com o focinho do leão?
O leão, sentindo cócegas nas narinas, despertou soltando um grande e forte rugido. O ratinho, tremendo como vara verde, não conseguiu fugir.
Vendo que foi o ratinho que o despertou, e furioso por ter sido incomodado, o leão levantou uma das suas enormes patas para esmagá-lo.
- Por favor, senhor leão - falou o rato, não me mate. Eu lhe suplico que me deixe viver. Não foi da minha vontade incomodá-lo. Se poupar a minha vida, um dia eu poderei ajudá-lo e salvar a sua.
O leão, achando graça de tamanha ousadia, soltou uma enorme gargalhada e falou-lhe num tom majestoso:
- Quem és tu, ínfimo vivente, para um dia poder salvar minha vida??? Eu sou o rei da selva e tu não passas de um mísero rato!
O rato criou coragem e disse em alta voz:
- Sim, sou tudo isso que vossa Majestade falou. Mas eu lhe suplico que me deixe viver, pois se assim fizer, um dia poderei ajudá-lo.
O leão, caindo na gargalhada e compadecendo-se do rato, disse-lhe:
- Vai embora, antes que eu mude de ideia! E não volte a acordar-me outra vez, pois não terei piedade.
O Rato foi-se como um raio. Sumiu, entrando no primeiro buraco que encontrou.
Passado algum tempo, um grupo de caçadores entrou mata a dentro e armou uma grande rede para apanhar o leão.
O leão, que nada temia, andava tranquilamente pela floresta e... zap! Caiu na armadilha. Quanto mais o leão se mexia e fazia força para sair, mais a rede o amarrava de todos os lados.
O leão rugia e fazia grandes esforços para sair. Mas todo esforço era em vão. Ninguém, nenhum bicho se atrevia a aproximar-se do leão. O ratinho, por sua vez, ouvindo os rugidos do leão, correu para ver o que estava a acontecer. Ao vê-lo preso pela rede, aproximou-se e pôs-se a roer as cordas. O leão, vendo aquele minúsculo ser, corajosamente roendo as cordas, encheu-se de alegria e lembrou-se de que um dia quis matá-lo.
O ratinho roeu, roeu e roeu. Roeu até libertar o leão. Assim, apesar de serem tão diferentes, tornaram-se grandes amigos.


As crianças da Sala das Maçãs adoraram esta história!

1 comentário:

  1. Linda história, com uma linda moral: assim os nossos pequeninos já sabem que pode ser sempre preciso um mais pequeno do que si.
    Não interessa o tamanho: todos têm que ser respeitados :)
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar